É natural da vida que os pais cuidem dos filhos, e com o passar dos anos a situação se inverte, os filhos passam a cuidar dos pais.
No entanto, devido às circunstâncias do estilo de vida contemporâneo, muitas famílias percebem a necessidade de contratar a prestação de serviços de um cuidador de idoso, para auxiliar nos cuidados do seu ente querido.
Cuidar de um idosos em casa não é uma tarefa simples. É preciso ter capacidade técnica e habilidade. Virtudes como paciência, gentileza e inteligência emocional são extremamente importantes para garantir aos cuidadores de idosos eficiência e segurança na execução dos procedimentos.
A qualidade de vida da pessoa idosa, está relacionada com os cuidados com a saúde, higiene e entretenimento que ficam sob responsabilidade do cuidador.
Mas o que faz um cuidador de idosos?
O cuidador é um profissional que atende as necessidades clínicas da pessoa a ser cuidada, como aferir pressão arterial, monitorar glicose e verificar outros sinais vitais como FC, FR, temperatura etc.
Além disso, eles podem Administrar medicamentos de acordo com a prescrição médica, contanto que não sejam medicações injetáveis, pois aí já entraria nas atribuições de profissionais de enfermagem.
Eles também podem auxiliar em atividades básicas com higiene e alimentação.
No que diz respeito as tarefas de higiene pessoal, geralmente as pessoas mais velhas possuem pudor neste tipo de atividade, o que pode implicar em dificuldade na realização dessas atividades por um familiar. Assim, um profissional da área com habilidades técnica necessária, tem mais facilidade para executar esse auxílio.
Outro atributo importante que o cuidador pode oferecer ao idoso, é a companhia. Sabemos que doenças como depressão são muito comuns nessa fase da vida, o sentimento de solidão é muito doloroso e deixa o idoso mais vulnerável.
Ter uma boa companhia para conversar, passear ou até mesmo para viajar é uma forma segura de minimizar o impacto de sentimentos negativos, mas nem sempre o familiar vai dar a atenção necessária ao idoso que passa por esse tipo de situação, não pela vontade do familiar, mas muitas vezes pela falta de tempo em exercer esse papel.
Diante de aspectos como esse, surge a figura do cuidador de idosos, com a contratação desse profissional, a pessoa idosa passa a ter uma rotina mais adequada às suas necessidades e a família tem mais tempo para se dedicar às suas vidas pessoais, profissionais e sociais.
Isso faz com que o tempo do familiar junto ao idoso, seja mais aproveitado, ou seja há um aumento na qualidade de tempo com idoso, podendo ofertá-lo mais amor e carinho e assim não relacionar o tempo junto ao idoso como um empecilho ou algo que lhes dê muito trabalho e não seja prazeroso.
Assim, a opção pela contratação de um profissional cuidador de idoso pode ser a melhor opção para as famílias que não tem tempo hábil para estar junto ao seu familiar ou para aquelas que já estão tendo problemas de convivência com seus entes queridos.
Essa medida pode proporcionar conforto, segurança e tranquilidade para todos os envolvidos. Tanto para a família quanto para o idoso.