É possível manter uma vida ativa e saudável por muito tempo? Sabe como chegar no futuro com saúde e disposição?
O que precisamos entender primeiramente é que envelhecer não é uma fase de “turismo” da vida, é uma fase que infelizmente a morte chega, por isso é importante se preparar para o envelhecer, parar para pensar que todos nós um dia vamos chegar lá, e o que podemos fazer no agora para tornar essa jornada na vida importante.
Um fator que pode contribuir muito seria ter uma rotina saudável e menos estressante, ou seja, envelhecer com saúde não é tentar parecer ter 20 e poucos anos, é viver a sua melhor vida e ter saúde física e mental para aproveitá-la.
Vamos deixar aqui 6 dicas de novos hábitos que vão te ajudar a ter autonomia e saúde na terceira idade:
1º dica: Alimente-se bem, o que você come e o que você bebe é fundamental para ter longevidade, procure ter uma alimentação saudável. Felizmente a frase clichê “você é o que você come” é a pura verdade eles não erraram em nenhum momento.
Por exemplo as doenças que mais acometem os idosos são:
? A hipertensão que é uma doença que atinge quase 60% dos brasileiros, e o maior fator para essa doença depois da hereditariedade é por conta do consumo excessivo de sal durante a vida adulta.
? O AVC isquêmico (aquele que as veias ou as artérias entopem, fazendo com que falte sangue no restante do cérebro) uma de suas maiores causas é por conta da alimentação gordurosa que o indivíduo consome ao longo da vida.
? O diabetes acomete cerca de 10 milhões de indivíduos no Brasil, sendo diagnosticados cerca de 500 novos casos todos os dias, onde sua principal causa é por conta de uma alimentação rica em açúcar e carboidratos durante a vida adulta.
2º dica: Realizar atividades físicas.
Quanto maior a idade, menor é a chance de uma pessoa estar empenhada em alguma atividade física regular; pelo menos 70% dos idosos têm algum problema de saúde, e a atividade física poderia ser uma grande aliada do tratamento para diminuir tais números.
? Em uma pesquisa realizada pela Unifesp os sedentários tiveram maior prevalência de hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e limitações físicas.
3º dica: Esteja sempre disposto a aprender coisas novas, faça cursos mesmo que na velhice e em hipótese alguma “desista de aprender”, as pessoas irão colocar dificuldades dizendo que “ah mas você já está velho, para que aprender isso ?” Persista! Isso vai te ajudar muito na questão de manter sua memória ativa.
4º dica: Realize meditação, pois quem medita de 30 minutos a 1 hora por dia durante 5 dias na semana, fortalece o córtex que futuramente irá influenciar muito na sua memória. Você deve estar pensando, mas eu não sei meditar. Não se preocupe! No YouTube é possível encontrar vários vídeos de meditação.
5º dica: Tenha um propósito, se quando somos jovens pensamos em fazer uma faculdade, casar, ter filhos. Então por que não ter propósitos quando mais velho, isso ajuda muito a manter sua disposição e mente ativa, por exemplo: você pode planejar uma viagem para um lugar que tanto sonhou, criar um clube de leitura, fazer uma aula de dança e por aí vai…
6º dica: E por último procure ser uma pessoa legal e agradável, determinada a receber e oferecer afeto dos outros, pois isso, vai influenciar muito na maneira como você levará a vida com leveza.
Essas são as 6 dicas fundamentais de como envelhecer, claro que para que sejam dicas efetivas irá depender de como você está agindo e dos seus hábitos atuais, mas não se esqueça que além de uma vida saudável é muito importante ser feliz e grata por tudo que a vida proporciona a você.